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  • Foto do escritorJoão Aurélio

João Aurélio responde: o que é recall do veículo?

Segundo o boletim Consumidor em Números de 2021 da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), 90 campanhas de recall foram direcionadas, nesse ano, para o setor automobilístico. 



Na época, o número impactou mais de 700 mil veículos, porém, a taxa de atendimento do serviço foi muito inferior à de afetados, mesmo sendo tão essencial.


Mas, afinal, o que é recall? 


Protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, o recall é um procedimento fundamental para evitar acidentes e prejuízos para os donos de veículos.


Ou seja, montadoras e fábricas o realizam quando identificam algum defeito que possa colocar a segurança dos consumidores ou de terceiros em risco, e que precise ser reparado imediatamente.


Você pode estar se perguntando: “E como vou receber este chamado?” 


Quando existe essa necessidade e urgência de reparo, as empresas precisam informar os consumidores e alguns órgãos de defesa, como o Procon e o Ministério da Justiça, imediatamente.


O aviso do recall e as informações sobre medidas preventivas, o serviço de reparo e os riscos do defeito precisam ser transmitidos de forma clara. Por isso, são veiculados em emissoras de televisão, canais de rádios, jornais, entre outros meios. Além disso, você pode consultar pelo site da empresa.


Podendo, também, ser enviado através do app de Sistema de Notificação Eletrônica ou da Carteira Digital de Trânsito, por e-mail ou por correspondência.


Existem algumas consequências para quem não comparece ao chamado: essa falta fica registrada no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e, futuramente, te impede de licenciar o automóvel. O licenciamento anual só será permitido após a comprovação de que o reparo foi realizado.


Se o seu veículo for chamado, não deixe de levá-lo! O reparo é essencial para garantir a sua segurança.


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